E a vida se resume numa sucessão de "dormires" e acordares". Durante o dia se pensa em tudo que nos define: personalidade, religião, posição política, vícios, preconceitos, pensamentos e achismos sobre o amor e os relacionamentos.
Comer ou não carne, me define, cigarro, me define, socilista me define. Não!
Não, eu sou como qualquer outro que pensa, e que pensa sobre tais coisas.
A posição não importa, nada muda se você não abrir sua mente, não procurar entender o porquê da posição alheia.
Não adianta você fazer boas piadas satirizando a crença de alguém, a posição de alguém sobre algo. O sarcasmo só insita o apoio de quem já pensa igual e promove o sentimento de rivalidade no satirizado. Que por sua vez aceita a provocação e usa das mesmas armas criando um circulo vicioso de ofenças e nada de acordos.
Durante a noite pensamos em toda nossa trajetória de vida que nos fez tomar essas posições e adquirir tais pensamentos. E se você parar pra penar que cada um tem uma história de vida tão válida quanto a sua e que dessa trajetória ele também formor sua opnião e tomou sua poisção, vai perceber que não há diferenças tão arrazadoras entre as pessoas. Entre as filosofias sim, mas entre as pessoas não.
Ah... então você está dizendo que não há meio de melhoras, que o mundo vai ser sempre assim por que pensamos todos diferente? Não eu tô dizendo que todo mundo sabe que guerra impõe um poder e não faz acordos. E todos nós somos contra a guerra, não é? Se não é você deve ter um bom argumento.
Então o que falta em nossa sociedade? Dentre muitas coisas que se possa dizer e a mais geral de todas seria: Amor, eu preferi escolher uma outra palavra, menos geral, e se você colocar antes de qualquer decisão na sua vida, você pode não acertar sempre, mas sempre terá certeza que fez o melhor que pode: essa é Respeito.
Sem comentários:
Enviar um comentário